Tema para Culto Infantil: Deus é Meu Amigo

Lição: Deus é Meu Amigo

Texto Base:

João 15:15 (NVI)
“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.”

Objetivos da aula:

  1. As crianças aprenderão que Deus deseja ser nosso amigo e que podemos conversar com Ele quando quisermos.
  2. Compreenderão que Jesus nos ama profundamente e que ele quer que nós sejamos próximos dEle, como amigos.
  3. Ela poderão desenvolver uma relação mais íntima com Deus através da oração e do louvor.

Orientações para Recepção:

Enquanto as crianças chegam, sugerimos aos professores que recebam elas com uma música tocando na sala de aula, pode ser um louvor infantil ou um louvor que a congregação costume ouvir e cantar. Isso criará um ambiente agradável e familiar. Como “quebra-gelo”, até a aula iniciar você pode disponibilizar papéis e lápis de cor para que as crianças desenhem algo que esteja associado ao que iremos ensinar a elas nesse aula, por exemplo, desenhar dois amigos ou coisas que elas gostam de fazer com os seus amigos. Isso vai ajudar elas a se envolver no tema desde o início da aula.

Oração Inicial:

“Querido Deus, obrigado porque Tu nos amas e queres ser nosso amigo. Ajuda-nos a ouvir e aprender mais sobre o Teu amor hoje. Em nome de Jesus, amém.”


Momento de Louvor:

Nem todos os professores e professoras sabem tocar um instrumento, mas você pode conduzir as crianças para cantar uma música ‘a capela’, ou seja, só cantando sem instrumentos. Isso é super bacana! Escolha músicas que falem sobre a amizade com Deus. Seguem algumas sugestões:

Amigo de Deus – Crianças Diante do Trono

  • Meu Melhor Amigo – 3 Palavrinhas

Hora da História:

Agora, pense no seu melhor amigo. Como você se sente quando está com ele? Você se sente feliz? Deus quer que você se sinta assim com Ele também. Quando estamos tristes ou com medo, podemos contar tudo para Deus. Ele está sempre pronto para nos ouvir e nos dar força e alegria.

Jesus disse: “Eu conto a vocês tudo o que sei, porque vocês são meus amigos.” Isso significa que podemos conversar com Deus sobre qualquer coisa! Ele sempre nos ouve e nos entende, porque Ele se importa muito com a gente. Jesus é o amigo perfeito! Ele nunca vai se esquecer de nós. Às vezes, um amigo pode se mudar de cidade ou parar de brincar com a gente, mas Deus nunca vai embora. Ele prometeu estar com a gente todos os dias, em qualquer lugar.

Agora, eu quero contar uma história de amizade que a Bíblia nos ensina. Vocês já ouviram falar de Davi e Jônatas? Eles foram grandes amigos, e sua amizade é uma das mais bonitas da Bíblia. Quando Davi ainda era um jovem pastor, Deus escolheu ele para ser o próximo rei de Israel, mas ele ainda não havia se tornado o Rei quando conheceu Jônatas, o filho do rei Saul.

1 Samuel 18:1 nos diz que “a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi, e Jônatas o amou como a sua própria alma.” Isso mostra como Jônatas tinha uma amizade gigantesca com Davi. Eles se tornaram grandes amigos, e esse vínculo era tão forte que Jônatas prometeu ser leal a Davi por toda a sua vida. Eles tinham um compromisso de amizade muito verdadeiro e cheio de amor.

Jônatas demonstrou sua amizade de forma prática a Davi. Em 1 Samuel 18:4, ele deu a Davi suas próprias roupas, sua espada, seu arco e seu cinturão. Isso era algo incrível! Naquela época, a espada e as roupas de um príncipe eram algo de grande poder e importância. Ao dar tudo isso para Davi, Jônatas mostrou que ele se importava mais com a amizade deles do que com todas aquelas coisas.

Mais tarde, quando surgiu uma situação perigosa com Davi, Jônatas ajudou ele. Eles combinaram um sinal secreto para que Jônatas pudesse avisar a Davi se Saul, que ainda era o Rei, ainda queria matá-lo. Em 1 Samuel 20:41-42, após Jônatas avisar Davi sobre o perigo, eles se encontraram, choraram juntos e se despediram, mas fizeram um pacto de que sempre cuidariam um do outro e de suas famílias. Jônatas disse: “Vá em paz, porque nós juramos um ao outro em nome do Senhor, dizendo: ‘O Senhor é testemunha entre mim e você, e entre a minha descendência e a sua, para sempre.”

Assim como Davi confiava em Jônatas, nós podemos confiar em Jesus. Ele está sempre ao nosso lado, mesmo nos momentos mais difíceis. Jônatas arriscou sua própria vida para proteger Davi, e isso é um reflexo do que Jesus fez por nós na cruz, entregando Sua vida para que pudéssemos estar em segurança com Ele para sempre.

Jesus nos ama tanto que fez algo muito especial para mostrar o quanto quer ser nosso amigo. Vocês sabem o que Ele fez? Ele deu sua vida por nós na cruz! Ele fez isso para que a gente pudesse ter um lugar no céu e estar com Ele para sempre. Ele ama tanto a gente que foi capaz de fazer qualquer coisa para estar perto de nós.


Momento de Discussão:

  • O que significa para você ter Jesus como amigo?
  • Como você se sente sabendo que Deus quer ser seu amigo?
  • Que tipo de amigo você quer ser para os outros?

Versículo para Memorização:

“Já não os chamo servos… Eu os tenho chamado amigos.” — João 15:15


Atividade de Reforço:

Criação de Cartão de Amizade para Jesus:
Distribua papéis coloridos, canetinhas e adesivos para que as crianças façam um “cartão de amizade” para um amigo ou para os pais. No cartão, elas podem escrever uma pequena mensagem, caso saibam escrever, agradecendo por sua amizade ou desenhar algo que represente sua amizade com essas pessoas.

Brincadeira de Confiança:
Uma criança será vendada e outra será sua “guia”. A ideia é que a criança vendada confie em sua “guia” para conduzi-la pela sala. Depois, trocam de papéis. Ao final, explique que podemos confiar em Jesus da mesma forma.


Encerramento e Avaliação:

Conclua perguntando às crianças como elas se sentiram ao aprender que Deus é seu amigo. Pergunte se elas gostaram das atividades e o que mais chamou atenção delas. Finalize agradecendo a participação de todos e faça uma oração pedindo que Deus continue sendo o melhor amigo de cada um deles.

Oração Final:
“Senhor, obrigado por sermos amigos! Ajude-nos a confiar em Ti e a conversar Contigo todos os dias. Obrigado por sempre estar ao nosso lado. Amém.”


Material para os Pais:

Resumo:
Hoje, ensinamos às crianças que Deus é nosso amigo. Elas aprenderam que Jesus nos chama de amigos e que podemos contar com Ele em qualquer situação. Conversamos sobre como a amizade de Deus é especial e nunca falha. Além disso, as crianças fizeram atividades que reforçaram essa ideia de confiança e amizade, criando um cartão para Jesus e participando de uma brincadeira de confiança.

Atividades para Casa:

  1. Converse com seu filho sobre a aula de hoje e pergunte como ele vê sua amizade com Deus. Reforce que, assim como os amigos terrenos, podemos confiar em Deus para tudo.
  2. Leitura e Memorização: Leia com seu filho João 15:15 e ajude-o a memorizar o versículo.
  3. Desafio da Amizade: Incentive seu filho a pensar em maneiras de ser um bom amigo para os outros, assim como Jesus é para nós. Pode ser algo simples, como ajudar ou encorajar um amigo.

Imagens para a aula:

  1. Davi e Jônatas jogando bola, simbolizando a amizade enorme entre os dois.
  2. Davi ganhando de Jônatas a sua espada, mostrando que a amizade de Davi era mais importante para Jônatas do que a sua própria espada.
  3. Jesus brincando com as crianças! Ele é o nosso maior amigo.
  4. A cruz simbolizando o infinito amor de Deus por nós ao ponto de dar o Seu filho para morrer em nosso lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima