A multiplicação dos pães e a confissão de Pedro (Mateus 14-16)

Idade sugerida: 3 a 6 anos de idade.

Introdução

Hoje vamos embarcar em uma aventura incrível pelas histórias da Bíblia e histórias da vida de Jesus! E sabem quem é o protagonista? Nada mais, nada menos que Jesus! Ele é um grande amigo, e quando ele faz parte das histórias, sempre acontecem coisas maravilhosas, aventuras e muitas lições que nos deixam mais parecidos com Ele.

Nossa história de hoje se passa há muito tempo, quando Jesus estava cercado por muitas pessoas curiosas, ansiosas por ouvirem suas palavras e vivenciarem suas ações cheias de amor.

Vamos para as margens de um lindo lago onde nossas histórias se desenrolam. Jesus e seus amigos estavam lá, e algo muito especial aconteceu! Vamos descobrir juntos?

Boas-Vindas e Quebra-Gelo

Bem-vindos, amiguinhos! Antes de contarmos essa história incrível, vamos falar sobre algumas coisas legais! Quem aqui já fez um piquenique? Levantem as mãos! Piqueniques são deliciosos, não é mesmo? Muitas comidinhas gostosas, risadas e diversão. E com quantos amigos vocês gostam de compartilhar seus brinquedos?

Hoje vamos ouvir como Jesus fez um piquenique milagroso, onde todo mundo saiu com suas barrigas cheias e sorrisos no rosto. Quem está animado para ouvir?

Vamos Orar?

Momento de Louvor

Música: Multiplicação
Autoria: Aline Barros

Acesse música aqui!

Hora da História

Um Piquenique no Deserto e Aventuras com Jesus

Num dia cheio de sol, Jesus estava em um lugar bem bonito, perto de um grande lago. Muitas, muitas pessoas tinham vindo de longe para ver e ouvir Jesus. Elas queriam escutar suas histórias, aprender mais sobre Deus e até ver milagres! Mas, com tanta gente ali, ninguém havia lembrado de trazer comida.

Os discípulos de Jesus ficaram preocupados e disseram: — Jesus, está ficando tarde… as pessoas precisam ir embora para comprar comida!

Mas Jesus respondeu com um sorriso: — Elas não precisam ir. Dêem vocês algo para elas comerem.

— Mas, Senhor, só temos cinco pães e dois peixinhos… isso não é nada pra tanta gente!

Então Jesus disse: — Tragam até mim. Imagem 1

Ele pegou os pães e os peixes, olhou para o céu e agradeceu. Depois mandou os discípulos distribuírem. E sabe o que aconteceu? A comida foi se multiplicando, multiplicando… e todo mundo comeu até ficar satisfeito! Mais de cinco mil pessoas! E ainda sobraram doze cestos cheios! Uau! Jesus cuidou de todo mundo com amor e fez com que os poucos pães e peixes fossem super multiplicados! Imagem 2

Mais tarde, Jesus pediu que os discípulos atravessassem o lago de barco, enquanto Ele ia orar. Já era noite, e os discípulos estavam no meio do lago, quando um vento forte começou a balançar o barco. De repente, viram algo vindo sobre a água… e ficaram com medo!

Mas uma voz calma disse: — Coragem! Sou eu. Não tenham medo.

Era Jesus, andando sobre a água!

Pedro disse: — Se é o Senhor mesmo, deixa eu ir até aí! Imagem 3

— Venha! — respondeu Jesus.

Pedro saiu do barco e começou a andar sobre a água, sim! Mas quando olhou para o vento e se assustou, começou a afundar. — Socorro, Senhor!

Jesus pegou sua mão bem rapidinho e disse: — Por que você duvidou?

Eles voltaram juntos pro barco, e o vento parou. Todos disseram:
— Jesus é mesmo o Filho de Deus!

Depois disso, Jesus continuou fazendo o bem, curando muitas pessoas e contando parábolas. E um dia Ele perguntou aos seus discípulos: — O que as pessoas dizem sobre mim?

— Uns dizem que o Senhor é João Batista. Outros acham que é Elias ou algum profeta.

— E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?

Pedro respondeu com fé: — O Senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo!

Jesus ficou muito feliz com a resposta e disse: — Muito bem, Pedro! Você entendeu algo que só Deus podia te mostrar! Imagem 4

Jesus é o Filho de Deus e nos convida a confiar n’Ele todos os dias!

Texto Bíblico (Mateus 14 e 16)

Naquele dia especial, Jesus tomou cinco pãezinhos e dois peixinhos e fez um milagre! Todos comeram até ficarem satisfeitos – e ainda sobrou! Que amor em cada pedaço, não é? E logo depois, Jesus trouxe Pedro para mais perto dele, escolhendo-o como um amigo especial. Amigos, vejam como Deus cuida de nós tão bem!

Professor(a), seguem os trechos da Bíblia que são referências para a nossa aula. Se você entender que a turma consegue prestar atenção na leitura destes versículos, fique à vontade para lê-los como complemento à leitura da história. Abaixo, extraímos os trechos do livro de Mateus na versão NVI.

Capítulo 14:15 Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida”. 16 Respondeu Jesus: “Eles não precisam ir. Dêem-lhes vocês algo para comer”. 17 Eles lhe disseram: “Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes”. 18 “Tragam-nos aqui para mim”, disse ele. 19 E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão. 20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. 21 Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Capítulo 14:25 Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. 26 Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma! ” E gritaram de medo. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo! ” 28 “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. 29 “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. 30 Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! ” 31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou? ” 32 Quando entraram no barco, o vento cessou.

Capítulo 16:13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os homens dizem que o Filho do homem é?” 14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”. 15 “E vocês? “, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou? ” 16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 17 Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Ilustrações para a aula

  1. Jesus segurando o cestinho dos pães e peixes. Imagens abaixo!
  2. Multidão de pessoas felizes e satisfeitas. Imagens abaixo!
  3. Pedro surpreso ao ver Jesus andando sobre as águas. Imagens abaixo!
  4. Cena de Pedro e Jesus olhando para um horizonte bonito. Imagens abaixo!

Lições de Jesus: O que aprendemos hoje?

Bem, Jesus nos mostra que compartilhar é maravilhoso. Quando dividimos, fazemos todo mundo feliz! E aprendemos que Deus quer nos usar para fazer milagres e coisas maravilhosas! Quando você estiver em uma situação difícil, lembre de orar e pedir ajuda ou até mesmo um milagre para Deus. Por fim, aprendemos que Jesus quer ser nosso amigo, assim como ele escolheu ser amigo de Pedro. Sempre há um lugar especial para cada um de nós.

Momento de Discussão

Agora, crianças, vamos conversar um pouco. Quem aqui já teve que falar sobre um amigo especial para alguém? Como vocês descreveriam esse amigo? Quando Pedro disse que Jesus era o Filho de Deus, ele estava mostrando que conhecia Jesus de forma especial. Vocês já se sentiram assim com alguém que conhecem bem? Vamos pensar! Levantem a mão e compartilhem conosco! É tão bom quando temos amigos que nos conhecem, não é?

Versículo para Memorização

Vamos falar juntos e memorizar? “Tu és o Cristo… o Filho do… Deus vivo.” Fácil, não é?

Atividade de Reforço

Atividade 1: Que tal fazermos um desenho dessa nossa grande história? Pegue lápis coloridos e desenhe Jesus e Pedro juntos, talvez com um cestinho de pães e peixes. Depois, pinte com bastante cor para mostrar toda a alegria dessa história.

Atividade 2: “O Pratinho da Multiplicação”

Você vai precisar de:

  • Um pratinho de papel
  • Lápis de cor ou giz de cera
  • Tesoura e cola
  • Recortes ou desenhos de pães e peixes (o professor pode preparar)

As crianças vão colar cinco pãezinhos e dois peixinhos no pratinho e escrever com ajuda do professor: “Jesus cuida de mim!” Depois, podem decorar com corações e solzinhos. A ideia é levar esse pratinho para casa como lembrança do cuidado de Jesus.

Encerramento e Avaliação

Crianças, foi ótimo aprender juntos hoje. Jesus nos ensinou a compartilhar e a reconhecer quem são as pessoas especiais em nossas vidas. Agora, quem vai lembrar de compartilhar seu lanche ou brinquedos com um amigo? E contar histórias da Bíblia para eles também? Vamos ver! Tchauzinho, e até a próxima!

Material para os Pais

Queridos pais, hoje exploramos a história da multiplicação dos pães e como Pedro reconheceu Jesus como o Messias descritas em Mateus capítulos 14 a 16. Conversem com seus filhos sobre a importância de reconhecer as pessoas incríveis ao nosso redor e, principalmente, de reconhecer a Jesus como Filho de Deus, assim como Pedro fez. Proponham um jantar em família onde todos possam dizer algo especial sobre cada um. E claro, releiam a passagem juntos para fortalecer os aprendizados.

Imagens para usar na aula

Mais aulas sobre o Evangelho de Mateus

O Nascimento do Rei: A Chegada de Jesus (Mateus 1-2)
João Batista, o Batismo e a Tentação de Jesus (Mateus 3-4)
O Chamado dos Discípulos e o Sermão do Monte (Mateus 4-7)
Os milagres de Jesus (Mateus 8-9)
O Chamado dos Doze e as Parábolas do Reino (Mateus 10-13)
A multiplicação dos pães e a confissão de Pedro (Mateus 14-16)
A transfiguração e ensinos sobre o reino de Deus (Mateus 17-20)
A entrada triunfal e os últimos ensinos de Jesus (Mateus 21-25)
A última ceia e o Getsemani: a hora da provação (Mateus 26)
A crucificação: o sacrifício de amor (Mateus 27)
A Ressurreição e a Vitória de Cristo (Mateus 28)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima