Idade sugerida: 3 a 6 anos de idade.
Hoje vamos aprender sobre um momento muito especial chamado “A Última Ceia e Getsêmani: A Hora da Provação”. Nessa história, vamos ouvir como foi a última ceia – que era janta – com os seus amigos. Depois da ceia, algo que mudaria a história do mundo aconteceu… Vamos aprender?
Mas antes de começarmos, quero que você feche os olhos e pense em um jantar delicioso. Agora, imagine que está se preparando para algo muito especial logo depois. Isso é um pouco do que vamos falar hoje!
Perguntas para Reflexão
Vamos começar com algumas perguntas para nos prepararmos para essa história tão especial:
- Qual é a sua comida favorita para jantar?
- Já jantou com todos os seus amigos juntos?
- Se você fosse convidar alguém especial para um jantar, quem seria?
Essas perguntas nos ajudam a imaginar como deve ter sido para Jesus e seus amigos naquela noite especial. Vamos escutar com atenção!
Um Jantar Especial
A Última Ceia
A nossa história especial é sobre “A Última Ceia”. Nesta ceia, Jesus reuniu todos os seus amigos e ensinou muitas coisas importantes. Falou sobre amor e como devemos cuidar uns dos outros. Imagine só, todos estavam rindo e comendo juntos, como uma grande família feliz… Mas, de repente, Jesus fala durante a ceia que alguém que estava ali com ele iria entregá-lo para as autoridades em Israel para Jesus ser preso e o pior: para ser morto.
Aprendendo com Amor
Agora, vamos ver o que queremos aprender hoje na história:
- Descobriremos por que a Última Ceia foi tão especial.
- Entenderemos o que Jesus quis ensinar enquanto comia com seus amigos.
- Aprenderemos sobre o amor de Jesus que sofreu em nosso lugar.
Momento de Louvor
Esta música foi escolhida por sua letra tocante que retrata sobre a vida de Jesus que, como estamos estudando, foi entregue por amor de nós! Mas o que nos alegra e anima é isso: ELE VIVE. A melodia simples e as palavras comoventes tornam a canção acessível para crianças, ajudando-as a compreender a profundidade do sacrifício de Jesus e Seu amor por nós.
Música: PORQUE ELE VIVE
Autoria: SMILINGÜIDO
Vamos Orar?
Antes de começar, vamos conversar um pouquinho com Deus? Ele adora quando a gente fala com Ele! Então, vamos fechar nossos olhos e abrir o coração:
“Querido Deus, obrigada por este dia tão lindo e pelas histórias incríveis de Jesus. Ajude-nos a entender o que Ele ensinou e a sermos sempre bons amigos, cuidando uns dos outros. Amém.”
Agora que nosso coração está preparado, vamos seguir em frente com a nossa história!
Hora da História
Era uma noite calma, e Jesus sabia que estava chegando um momento muito importante. Ele chamou seus amigos mais próximos, os discípulos, para um jantar bem especial: a Santa Ceia. Eles se sentaram todos juntos em volta da mesa. Jesus olhou com carinho para cada um deles, como quem diz: “Eu amo vocês com todo o meu coração”. Imagem 1
Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão, partiu com as mãos e disse: “Este pão é como o meu corpo, que vai ser entregue por amor a vocês.” Depois, Ele pegou o cálice com o suco da uva e falou: “Este é o meu sangue, que será derramado para que muitas pessoas possam ser perdoadas.” Os discípulos escutaram atentos, com os olhos brilhando e os corações cheios de emoção, mesmo sem entender tudo ainda. Jesus queria que todos lembrassem desse momento toda vez que compartilhassem o pão e o suco juntos. Era o maior gesto de amor que o mundo já viu! Imagem 2
Depois do jantar, Jesus e os amigos caminharam até um lugar silencioso e cheio de árvores chamado Getsêmani. Lá, Jesus pediu para orarem com Ele. Mas sabe o que aconteceu? Os amigos estavam tão cansados que acabaram dormindo… enquanto Jesus se ajoelhava e conversava com Deus Pai. Imagem 4
Jesus sabia que em breve passaria por momentos difíceis, então Ele orou com toda a sua força: “Pai, se for possível, me livra disso… mas que a Tua vontade seja feita.” Mesmo sabendo que seria doloroso, Jesus confiou em Deus e mostrou coragem e obediência plena a Deus! Ele fez isso por amor a todos nós. Imagem 3
Naquela noite, Jesus foi preso, mesmo sem ter feito nada de errado. Mas tudo fazia parte do grande plano de Deus para mostrar ao mundo o quanto Ele nos ama.
Textos bíblicos base (Mateus 26)
Professor(a), seguem os trechos da Bíblia que são referências para a nossa aula. Se você entender que a turma consegue prestar atenção na leitura destes versículos, fique à vontade para lê-los como complemento à leitura da história. Abaixo, extraímos os trechos do livro de Mateus na versão NVI.
Capítulo 26:19 Os discípulos fizeram como Jesus os havia instruído e prepararam a Páscoa. 20Ao anoitecer, Jesus estava reclinado à mesa com os Doze. 21Enquanto comiam, ele disse: ― Em verdade lhes digo que um de vocês me trairá. 22Eles ficaram muito tristes e começaram a dizer‑lhe, um após outro: ― Com certeza, não sou eu, Senhor! 23Jesus afirmou: ― Aquele que comeu comigo do mesmo prato há de me trair. 24O Filho do homem irá, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por quem o Filho do homem é traído! Melhor seria que não houvesse nascido. 25Então, Judas, que o trairia, disse: ― Com certeza, não sou eu, Rabi! Jesus afirmou: ― Foi você quem disse isso.
36Então, Jesus foi com os seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: ― Sentem‑se aqui enquanto vou ali orar. 37Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a ficar triste e angustiado. 38Então, lhes disse: ― A minha alma está profundamente triste, em uma tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo. 39Indo um pouco mais adiante, prostrou‑se com o rosto em terra e orou: ― Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres.
47Enquanto ele ainda falava, Judas, um dos Doze, chegou. Com ele estava uma grande multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo. 48O traidor havia combinado um sinal com eles: “Ele é aquele a quem eu saudar com um beijo; prendam‑no”. 49Dirigindo‑se imediatamente a Jesus, Judas disse: ― Saudações, Rabi! E o beijou. 50Jesus, porém, lhe perguntou: ― Amigo, o que o traz aqui? Então, os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam.
Momento de Discussão
Agora que ouvimos essa história incrível, responda:
- Quem lembra o que Jesus fez na ceia?
- E como era o jardim de Getsêmani?
- Vocês acham que Jesus se sentiu amado com todos os amigos por perto?
Vamos conversar!
Ilustrações para usar na aula
- Jesus e seus amigos à mesa na última ceia. Imagem abaixo!
- Jesus Compartilha o Pão. Imagem abaixo!
- Jesus ajoelhado no jardim de Getsêmani, sob as árvores, conversando com Deus. Imagem abaixo!
- Os amigos de Jesus dormindo no Getsêmani. Imagem abaixo!
Versículo para Memorização
Que tal memorizar um trechinho da história? Vamos decorar juntos: “
Mateus 26:39b― Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres.
É fácil e super especial! Aqui vemos Jesus nos ensinando a sempre buscar a vontade de Deus em nossas vidas!
Atividade de Reforço
Atividade 1: Jantar entre amigos
Vamos fazer algo divertido! Que tal um “Jantar de Amizade” em nossa turma? Todo mundo traz algo de casa para compartilhar – pode ser um biscoito, fruta ou suco. Assim, aprendemos na prática a alegria de dividir, como Jesus fez! Podemos fazer isso na próxima aula, o que acham?
Atividade 2: Que tal fazer uma “Caixinha do Amor de Jesus”?
Material: caixinha pequena (pode ser de fósforo ou papel), papel colorido, canetinha.
- Dentro da caixinha, as crianças vão colocar coraçõezinhos de papel.
- Em cada coração, escreva ou desenhe algo que Jesus fez por nós: amou, orou, cuidou, perdoou.
- No final, cada criança leva sua caixinha pra casa e pode abrir quando quiser lembrar do amor de Jesus!
Essa atividade ajuda a reforçar o que foi aprendido e conecta a criança ao sentimento de gratidão e confiança.
Encerramento e Avaliação
Hoje, aprendemos sobre o amor de Jesus por nós durante a última ceia e também no momento em que ele foi entregue no Getsêmani para as autoridades. Aprendemos também a confiar e obedecer a Deus em todos os momentos, assim como Jesus fez quando orou para que a vontade de Deus fosse feita!
Pense como podemos cuidar uns dos outros diariamente. Quem é seu melhor amigo? Como podemos ser como Jesus com eles?
Material para os Pais
Pais e mães, hoje aprendemos sobre o amor de Jesus por nós durante a última ceia e também no momento em que ele foi entregue no Getsêmani para as autoridades. Aprendemos também a confiar e obedecer a Deus em todos os momentos, assim como Jesus fez quando orou para que a vontade de Deus fosse feita!
Aqui estão alguns pontos para os pais refletirem ao conversar com os pequenos:
- Relembrem a história da Última Ceia e Getsêmani e o que Jesus nos ensinou.
- Perguntem às crianças como elas podem ser semelhantes a Jesus e demonstrar uma vida de obediência a Deus em tudo e em todos os momentos de nossa vida.
- Façam juntos a “Atividade de Reforço” em casa.
- Orem juntos, agradecendo por Jesus e pela Sua vida entregue por amor de nós.
Ufa, quanta coisa bonita aprendemos hoje! Espero que vocês possam levar este amor onde quer que vão e que Jesus brilhe sempre através da vida de cada criança.
Imagens para usar na aula



